domingo, 20 de novembro de 2011

Pão de ló recheado com doce de leite ou bolo bem casado



Pão de ló: um dos bolos mais antigos não somente como guloseima mas também indicado para dietas de convalescentes e das famílias enlutadas, pois era enviado como conforto para a família que estava de luto. Também era oferecido junto com um copo de vinho aos condenados à morte. Conhecido também com pão de Lot. Existem controvérsias sobre a origem desse nome.

Talvez esse bolo leve o nome de bem-casado devido à sua massa de pão-de-ló recheada com doce de leite. É para quem gosta de bolos bem doces e foi feito para resgatar uma lembrança de minha filha - um certo bolo que comíamos em vários aniversários durante sua infância - na cidade em que morávamos. A boleira era sempre a mesma e o bolo muito bom. 
Hoje o paladar da guria mudou e já não é tão fã de bolos tão adocicados. Mas este foi feitoe se não é igual ao das lembranças, pelo menos é muito semelhante. E além de tudo é muito bom!

Ingredientes

Massa
6 ovos (gemas e claras separadas)
6 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de amido de milho (Maizena)
1 colher (sopa) de fermento em pó químico (Royal)
Calda
1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar (cristal de preferência)
1 xícara (chá) de água
casca (lavada e seca) de uma maçã
2 cravos e 1 pauzinho de canela (opcional)
Recheio
1/2 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite longa vida (200 ml)
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de farinha de trigo peneirada
1 lata de leite condensado cozido na pressão por 20 minutos (só abra depois de bem frio!)
Cobertura
300 g de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

Como faço

Massa
 Bato as claras em neve,junto as gemas e o açúcar e deixo bater bem. Em outra vasilha peneiro a farinha de trigo, a maizena e o fermento, e os misturo delicadamente (essa é a segunda coisa que faço, depois de untar e esfarinhar a forma). Diminuo a velocidade da batedeira (deixo no mínimo) e acrescento os ingredintes secos,bato só o suficiente para incorporar os ingredientes, rapidamente.Termino de misturar manualmente, de forma bem delicada. Levo para assar em forma redonda (24 cm de diâmetro), de preferência com aro removível, pois essa massa é muito delicada. O bolo vai crescer e estará pronto quando espetar um palito longo e este sair seco. O bolo abaixa um pouco depois de frio, mas é assim mesmo, ficará uma massa muito macia e de sabor suave.
Calda para molhar o bolo
Levo todos os ingredientes ao fogo até levantar fervura. Reduzo o fogo ao mínimo por mais 5 minutos. Retiro do fogo, espero esfriar e passo por uma peneira fina. Reservo.
 Recheio
Coloco em uma panela o leite condensado, o creme de leite, a manteiga e a farinha de trigo. Levo ao fogo baixo até engrossar. Retiro do fogo. Deixo amornar, nesse momento pode-se colocar a baunilha (eu uso fava, mas pode ser 1/2 colher (café) de essência). Adiciono então o doce de leite - leite condensado cozido e FRIO - misturo bem até ficar homogêneo.
Chantilly
Deixo o creme de leite e os utensílios que serão utilizados (pás da batedeira e tigela) por 1 hora no freezer. Retiro e adiciono o creme de leite no recipiente bem como o açúcar. Bato em velocidade máxima, tomando muito cuidado para não passar do ponto e virar manteiga (já aconteceu...por isso tenho sempre mais 300 g de creme de leite reservado para usar se tal tragédia cair sobre minha cabeça  novamente). Atingido o ponto e hora de voltar o recipiente para a geladeira (não mais no freezer) até o momento de utilizá-lo.
No chantilly pode ser colocada baunilha. Mas das duas, uma: ou se coloca a baunilha no recheio ou no chantilly para que não fique um resultado enjoativo. É apenas uma questão de escolha.
Montagem
Corto o bolo em duas camada. Umedeço a camada base (parte de baixo) com cuidado para que não fique encharcada. Aplico o recheio com generosidade. Coloco a segunda metade do molho, faço furinhos minúsculos e aplico a calda, tendo o mesmo cuidado para que não fique excessivamente úmido.
É hora de aplicar o chatilly e fazer os enfeitinhos, frescurinhas e etc...no que sou um desastre.
Mas como diz o ditado: quem vê cara não vê coração! E o resultado é um bolo delicioso, com gosto de antigamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário