sexta-feira, 27 de abril de 2012

Bobó de Camarão

Bobó de Camarão é dessas delícias que carregam ingredientes brasileirinhos. Existem combinações perfeitas, inspiradas...com certeza a combinação que resulta no Bobó é uma delas: camarão, aipim e leite de coco combinam-se tão exata e gostosamente que é impossível resistir. O meu bobó é mais leve do que o original, sem muita pimenta, para que os sabores dos três ingredientes principais não sejam ofuscados. Mas isso é de gosto, e quem gosta de um bobó mais "arretado' é só puxar um pouco mais nos temperos. O meu é assim...

Ingredientes

1 e 1/2 kg de camarões grandes (mas não enormes)
2 xícaras (chá) de aipim (mandioca) bem cozida
1 xícara (chá) de leite de coco ( pode colocar um "cadinho" mais se achar necessário)
2 tomates bem maduros, sem sementes e sem pele, processado
1 cebola (grande) bem picada (usei a roxa)
1 folha de louro
pimenta a gosto (usei 02 dedo-de-moça)
sal a gosto
1/2 pimentão verde picadinho
1/2 pimentão amarelo picadinho
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
1/4 xícara ´(chá) de azeite de dendê
1/2 xícara (chá) de salsinha picadinha
1/4 xícara (chá) de cebolinha

Como fiz

Limpei os camarões (compro sem casca e tiro as "tripinhas" de cima e de baixo com o auxílio de um palito). Reservei. Processei a mandioca (sem os "fiapos") com o leite de coco e reservei também.
Refoguei a cebola e os pimentões nos azeites e juntei os tomates, o sal e a folha de louro. Reduzi a chama do fogão ao mínimo e deixei o molho encorpar. Acrescentei os camarões e as pimentas picadinhas e sem sementes, esperei que os camarões ficassem rosados (isso é jogo muito rápido, o camarão se cozinhar demais "emborracha"). Retirei do fogo, retirei o louro e incorporei o creme de mandioca com o leite de coco que deve estar bem quente.
Hora de finalizar com os temperos verdes. Prontinho!
Observação: Sempre separo uns camarões e passo-os rapidamente no azeite e alho, para colocar sobre o bobó já pronto. É apenas charminho.
Observação again: Normalmente uso o leite de coco caseiro, pode acreditar neguinha, faz diferença. Mas o industrializado substitui bem. E já recorri à ele na pressa, na preguiça ou apenas por praticidade.
Sobre a abóbora: Havendo tempo, paciência, capricho ou querendo impressionar fica legal servir na abóbora assada. Comprar a mais "bela' abóbora do pedaço, retirar seu miolo (que pode virar um quibebe), lavá-la e secá-la bem. Untar com azeite de oliva por dentro e por fora. Levar à assar em temperatura baixa, envolta em papel alumínio até ficar macia. Retirar o papel alumínio e então rechear a "bichinha" com o bobó.
Fico muito bem acompanhado por uma salada de verdes fresquinhos, arroz branco soltinho como o brasileiro gosta e um vinho branco de boa qualidade....

Nenhum comentário:

Postar um comentário