domingo, 29 de abril de 2012

Torta Banoffi

Chantilly caseiro, com uma linda cor creme e maciez aveludada. Não confundir com os "chantillys" (argh!) industrializados.
Ouvi falar tanto dessa Torta Banoffi e de forma tão entusiasta, que mesmo antecipando que seria um pouco doce demais para  o paladar do cafofo...resolvi fazer. Sei que tem um restaurante em Curitiba que atrai clientes por oferecer essa guloseima. A receita é fácil, rápida e utiliza poucos ingredientes. O resultado é bom, fundo crocante seguido da maciez do doce de leite cuja doçura é amenizada pelas bananas "in natura". Completando a iguaria um creme de leite fresco, batido em ponto de chantilly... no caso da "minha" torta Banoffi o chantilly foi sem açúcar para uma melhor harmonização com o doce de leite.
Deve ser servida bem geladinha...para quem é "formiguinha" é uma tentação. Para os que não o são é uma delícia que deve ser saboreada em pequenos bocados.

Eu de novo apenas para despertar desejos....

Ingredientes

- 300 g de bolacha maisena
- 175 g de manteiga sem sal

- 4 bananas grandes maduras, pero não muito

- 1 lata de leite condensado

- 1 pote de creme de leite (nata) fresco

Como fiz

Primeiro cozinhei o leite condensado, na panela da pressão, por uns 40 minutos. Esperei esfriar (esse passo é fundamental). Enquanto o leite condensado esfriava triturei a bolacha maizena  e juntei com a manteiga em temperatura ambiente (deve estar um pouco mole mas não derretida, tá?). Fiz uma farofinha bem úmida e forrei os fundos e e as laterais (apenas até a metade da altura) de uma forma de fundo removível (20 cm de diâmetro) não untada.Levei ao forno para dourar. Essa "dourada" tem que ser bem monitorada, é jogo rápido e pode colocar a sua torta à perder se passar do ponto. Essa é a garantia de uma base douradinha e crocante. Importante também que a camada de farofinha não fique muito grossa.
Depois de chegar ao ponto desejado (olha que coisa mais linda, mais cheia de graça, é essa farofinha, crocante e douradinha) deixei que esfriasse.
Abri o leite condensado que virou um doce de leite e espalhei sobre a massa já em temperatura ambiente. Sobre o doce coloquei as bananas cortadas em rodelas médias de forma que cobrisse bem todo o doce. Se 4 bananas forem pouco pode colocar mais. É importante que a banana tenha presença significativa para contrastar com o doce de leite.
Finalizei cobrindo as bananas com o creme de leite batido em ponto de chantilly sem açúcar. Alguns polvilham chocolate ralado sobre esse chantilly, outros canela e outros (pelamor...devem ser os formigões) açúcar. Desenformei apenas na hora de servir.Não polvilhei nada, apenas coloquei umas rodelinhas de banana antes de levar a iguaria aos gulosos (se colocar antes escurece) para dar uma graça.
Deve ser servida bem geladinha, combinado?

Sobre o doce de leite: pode ser usado doce de leite comprado pronto. Mas é bom que seja "O" doce de leite, de excelente qualidade. Nada de merreca, viu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário