domingo, 6 de maio de 2012

Bacalhau "pretensamente" espirituoso

Foto: Felipe 
Na Páscoa, com um belo bacalhau à disposição, fiquei matutando um jeito "novo" de fazer a iguaria. Lembrei de um bacalhau que o Claude Troisgros fez no "Que Marravilha"..mas não lembrei em detalhes. Peguei a receita na Net, queria achar o vídeo...mas tudo ficou embolado, quando uma velha amiga da minha mãe resolveu me ligar na hora da preparação. Depois de uma longa conversa, voltei ao bacalhau...bem confesso que como ele tem etapas, já estava atrasado...não vi o vídeo nem nada. E resolvi fazer do meu jeito, de como lembrava que ele tinha feito. Ficou uma "marravilha"...provavelmente não para o Claude. Mas eu achei delicioso, o sabor do alho passado no pão (resultado de um erro meu na preparação) dá um toque tão especial e saboroso que resolvi usar o mesmo "truque' no palmito que fiz para meu filho (pois ele não come bacalhau, bobinho!).

Ingredientes

Para o pré-preparo do bacalhau
1 kg de bacalhau, dessalgado e com pele
1 e 1/2 lt de leite (a receita original pede 2 l )
Tomilho, louro e alecrim a gosto
1 cabeça de alho cortado pelo meio, com casca (usei uma cabeça grande)

Como fiz

Fervi o leite com as ervas e o alho. Reduzi a chama para que o leite parasse de ferver, coloquei o bacalhau e o cozinhei por 10 minutos (a receita manda 15 mas achei que 10 foram suficientes) com a panela tampada. Depois retirei o bacalhau do leite, deixe esfriar e desfiei em lascas graúdas. O leite ficou reservado.

Para o pão
500 ml do leite onde foi cozido o bacalhau (coado)
3 pães francês sem casca
2 dentes (grandes) de alho descascados

Como fiz

Tostei apenas um pão (cortado em fatias) em forma untada com azeite. Bem...tostei não é bem a palavra certa, na verdade eu torrei completamente em conversa com a "cumadi' de minha mãe. Sorte que tinha mais  à mão e repeti a operação. Dessa vez cuidando do pão como de um bebê. Quando adquiriu uma linda cor dourada retirei do forno e passei (massageando bem) o alho nas fatias. Retirei o miolo dos outros 2 pães e tan..tan..cometi meu erro: misturei os miolos com os pães torrados e coloquei o leite do bacalhau bem quente por cima e misturei até formar um purê. Reservei o purê.
Na verdade as torradas teriam que ficar reservadas para serem servidas "sobre' o prato finalizado, mas eu já estava bem "zuretada" com tanto papo nessa hora.
Minha conclusão: ficou ótimo e só vou fazer assim, o sabor do alho na torrada conferiu um sabor ao prato totalmente,absolutamente e sem dúvida delicioso. Portanto, errar é humano..persistir no erro é divino (nesse caso!).

Para o bacalhau
150 ml de azeite extra virgem
2 cebolas (médias) picadas 
3 dentes de alho picados (a receita manda 4, mas eu já tinha sabor do alho na torrada)
2 pimentas biquinhos picadinhas ( a receita manda 1 pimenta dedo-de-moça)
1 cenoura (média) ralada
sal e pimenta do reino branca a gosto

Como fiz

Dourei levemente a cebola no azeite, juntei a pimenta e o alho. Deixei o alho dar uma douradinha. Coloquei a cenoura e o bacalhau. Mexi bem até secar o liquído que se formou. Juntei o pão (aquele que ficou como um purê) e incorporei bem ao bacalhau. Coloquei sal (menos que o desejado, pois ainda teria o sal do bechamel...portanto devagar com o andor) e a pimenta do reino branca. Coloquei em um refratário untado com azeite. Reservei.

Para o molho bechamel
50 g de farinha de trigo 
50 g de manteiga (coloquei 70 g, vixê!!!)
600 ml do leite do bacalhau (tá rendendo esse leite...)
1 colher (sopa) de mostarda (usei Heinz, mas a receita pede Dijon..."num' tinha) 
sal a gosto  (lembremos que o bacalhau já tem sal, portanto...atenção)
noz-moscada a gosto (mas não tão a gosto que só ela apareça...moderação)
A receita pede ainda pimenta, mas eu não coloquei.
Queijo parmesão ralado


Como fiz

Derreti a manteiga e adicionei a farinha de trigo, sempre mexendo com um fouet, deixei cozinhar por uns dois minutos. Juntei o leite e continuei mexendo até engrossar bem. Depois coloquei a mostarda (acreditem faz muiiiita diferença - para melhor), o sal e a noz- moscada. Incorporei bem e coloquei sobre o bacalhau no refratário.
Salpiquei com uma generosa camada de parmesão ralado grosso e na hora. Finalizei com uma regadinha de azeite (a receita não manda, mas eu "quis").
O resultado, mesmo com as "mancadas" e "modificadas" foi sensacional. Sucesso..sucesso!

Observação: a torrada que eu utilizei seria colocada sobre a delícia e depois regada com azeite. Pôxa...eu achei que ficou tão boa "dentro" da iguaria e não "sobre" ela!


Era para ter uma folha de alface em baixo, eu por cima e uma torrada me incomodando.
Mas olha com fiquei faceiro enfeitadinho com tomilho e alecrim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário