domingo, 17 de junho de 2012

Bacalhau douradinho do Natal

Imagem: Felipe A.
Meu bem...meu bem...toda vez que eu te vejo...ai..ai!
O último Natal do cafofo ainda está rendendo...estamos na época do pé-de-moleque, do quentão e do curau...e eu aqui tentando limpar a "pauta" do Comidinha. Esse bacalhau foi o "outro" bacalhau de Natal. Sim, meus amigos e meus inimigos, porque não pode faltar uma bacalhau despojadinho, mostrando seu charme sem concorrência de muitos ingredientes para poder exibir seu sabor delicinha quando é de boa qualidade.
Pois então, do bacalhau "quase" espirituoso que fiz, reservei algumas postas para fazer ao forno com...batatas. Batatas? Não havia. Esquecimento cruel, doloroso e irreversível...quando dei pela coisa o comércio já estava fechado! Fiz sem as batatas, ficou óteemooo acompanhado do arroz branquinho básico - esse Natal não foi igual aquele que passou...uou...uou...nada de amêndoas, nem passas no arroz - e da salada incrementada natalina (salada de Natal tem que ser phyna, né?).

Imagem: Felipe A.
Pareço apetitoso? Não "pareço" apenas...SOU!

Ingredientes

1 kg de lombo de bacalhau dessalgado
1 l de leite integral
2 folhas de louro
2 ramos de tomilho
1 ramo de alecrim
1 cabeça de alho cortada ao meio com casca
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
2 cebolas roxas (médias)
1 colher (chá) de aceto balsâmico
10 dentes de alho
2 xícaras (chá) de azeite extra virgem
sal a gosto
azeitonas pretas a gosto
4 ovos cozidos (pode ser de codorninha)
pimenta do reino a gosto (moída na hora, hein?)
azeite para regar

Com fiz

Aproveitei que estava fazendo o bacalhau "espirituoso" e usei os mesmos ingredientes para dar uma pré cozida no bacalhau. Fervi o leite com o louro, tomilho, alecrim e as metades da cabeça de alho. Deixei ferver um pouquinho para o leite pegar bem o sabor das ervas. Reduzi a chama do fogão e coloquei o bacalhau. Deixei por um tempinho (5 min),desliguei o fogo e deixei o bacalhau por mais 5 minutos nessa imersão. Depois desse tempo retirei o pescado e o deixei escorrendo em uma peneira.
Retirei as sementes dos pimentões e cortei-os em rodelas. A cebola também foi fatiada da mesma forma. Algumas azeitonas pretas (usei a grega graúda) cortei ao meio outras deixei inteiras (sei lá a razão disso, normalmente uso todas inteiras..???). Os dentes de alho foram partidos ao meio.
Depois do bacalhau escorrido, besuntei as postas com 1 xícara (chá) de azeite e polvilhei com flor de sal, se não tiver vai o sal grosso ou o comum mesmo. O importante é saber dosar bem a quantidade (Claude: prova de fogo!!) pois o bacalhau já tem seu salzinho. Levei ao forno para dourar.
Enquanto isso dourei o alho no azeite restante. Retirei e reservei. Nesse mesmo azeite coloquei as cebolas fatiadas e dei uma rápida refogada, só então acrescentei os pimentões. Nessa hora coloquei o sal, a  pimenta e o aceto balsâmico no refogado. Quando cebola e os pimentões murcharam levemente desliguei o fogo e juntei as azeitonas.
Êeepaaa...não esquecer de cozinhar os ovos antes e reservá-los.
Retirei o bacalhau  no ponto ideal da "douradinha" e coloquei sobre ele o alho e aoseu redor o refogadinho e os ovos cortados ao meio. Dei mais uma generosa regada com azeite e levei ao forno bem quente, mas já desligado, apenas para manter a temperatura da iguaria até o momento de servir.
Ficou bom? Mas que pergunta besta!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário