sábado, 16 de junho de 2012

Bolo para Natal, Primavera, Verão...

Pesquisando as receitinhas que estão na fila para postar...pois o tempo é pouco...dei de cara com essa foto "aérea" e com qualidade duvidosa do bolo que fiz para nossa Ceia de Natal. Pensei: deixa postar antes que o próximo Natal chegue. Normalmente fico "atolada" de coisas para fazer nessas datas comemorativas. Sou um pouco perfeccionista, e isso às vezes acaba me atrapalhando. Mas como não consigo deixar de ser detalhista, tento fazer as coisas com certa antecedência, me organizar com listas e listase ....perceber que dificilmente consigo cumprir tudo à risca. Bem, acredito que eu seja um dos espécimes representantes do "imprevisto" que não podia ser "agora" e isso normalmente compromete meus planejamentos. Acaba sempre virando uma corridinha de última hora. Normalmente consigo executar o que me proponho. Mas com a idade chegando e a suposta "sabedoria" também, vou tentando facilitar as coisas...e na parte exclusiva de comidinhas para visitas ou comemorações estou me aprimorando...rárárá...buscando praticidade sem abrir mão do sabor e da qualidade.
Todo esse papo furado para dizer que no Natal passado abri mão do tradicional bolo de nozes e optei por uma delícia (com as minhas sempre indevidas modificações) que é consumida na Itália em comemoração ao Dia da Mulher. Quando vi a foto da fatia, achei algo delicioso. Creiam...a fatia do bolinho que fiz ficou bem parecida, é uma pena que no fala-fala de uma ceia de Natal a gente tenha esquecido de registrar.
O nome da delicinha lá na Itália é Torta Mimosa. O aspecto é rústico mas muito bonito e apetitoso. O sabor é leve, suave e acrescido do frescor do morango combinou perfeitamente com o nosso Natal  "tropicaliente".
Minha inspiração veio daqui: http: http://www.cucinaartusiana.com/

Ingredientes

Para o pão de ló 

6 ovos (gemas e claras separadas)

6 colheres (sopa) de açúcar

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

3 colheres (sopa) de amido de milho (Maizenaaa!!!)

1 colher (sopa) de fermento em pó químico (Royal)


Para a calda

1/3  xícara (chá) de acúçar cristal (é melhor, mas pode usar o refinado)

1 1/4 xícara (chá) de água

1/2 xícara (chá) champagne

Para o creme de confeiteiro

4 gemas peneiradas
75 g de amido de milho
75 g de farinha de trigo
300 g de açúcar
1 l de leite integral
1 fava de baunilha

Para o chantilly

350 g de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

E mais....
1 caixeta de morangos bem maduros
               cerejas frescas para decorar (afinal é Natal....), opcional
100 g de amêndoas sem pele, levemente tostadas e processadas até virar uma "farinha" não muito fina.

Como fiz

Pão de ló
Primeiro peneirei a farinha de trigo, o amido de milho e o fermento, e os misturei delicadamente.Reservei. Na batedeira bati as claras em neve e depois juntei as gemas peneiradas, o açúcar e bati bem, até ficar um creme alto e bem aerado.Reduzi a velocidade da batedeira ao mínimo e fui acrescentando os ingredientos secos e peneirados aos poucos, apenas o suficiente para que se incorporassem.Terminei de misturar manualmente, delicadamente (isso é importante, viu?). Levei para assar em forma redonda (24 cm de diâmetro), de aro removível. Coloquei no forno e esperei 20 minutos, abri a porta do forno com cuidadinho (com dira Claude: prova de fogo!) e espetei um palito no meio. Oba!!! Saiu sequinho de primeira...retirei do forno e esperei esfriar (mas sem corrente de ar no bichinho, para que a murchadinha básica pós-forno, não virasse um "murchadão").

Creme de Confeiteiro

Bati as gemas peneiradas até ficar clarinha juntei o açúcar e continuei batendo até ficar um creme fofo. Adicionei a farinha de trigo e o amido de milho. Misturei até ficar uma pasta lisa, homogênea  (sem grumos, tá?). Reservei. Fervi o leite com a baunilha (abri a fava, raspei as sementinhas diretamente no leite e coloque as metades da fava no leite também, que foram retiradas depois). Despejei, com a ajuda de um coador, esse leite bem quente na pastinha reservada. Misturei bem com o fouet. Levei de volta ao fogo, bem baixo, e continuei mexendo com o fouet até engrossar. Depois dessa etapa, dispensei o fouet e continuei mexendo mais uns minutinhos com uma espátula, para que o creme ficasse bem ligado.  Retirei do fogo, coloque em outro recipiente (usei um pirex), cobri com papel filme e deixei esfriar. Como o creme foi utilizado logo após esfriar, deixei em temperatura ambiente. Caso fosse usar muito depois de ser feito ficaria na geladeira, tá?

Calda

A calda da Torta Mimosa leva vodka, mas era Natal, genteeemm...então substitui por um champagne de boa qualidade. Não me arrependi não...
Fervi o açúcar com a água, até dar uma leve, mas leve engrossadinha. Deixei esfriar e acrescentei o champagne. Só isso!

Chantilly


Deixei o creme de leite e os utensílios (pás da batedeira e tigela) por 1 hora no freezer. Retirei e coloque o creme de leitena tigela geladinha bem como o açúcar. Bati em velocidade máxima, tomando muito cuidado para não passar do ponto e virar manteiga (já aconteceu...por isso tenho sempre mais 350 g de creme de leite reservado). Atingido o ponto e hora de voltar o recipiente para a geladeira (não mais no freezer) até o momento de utilizá-lo.

Montagem

Coloquei o bolo no prato onde seria servido. Com um pincel de silicone limpei o bolo ou seja retirei farelos soltos e outras cositas más....Cortei o bolo ao meio, reservei uma metade e esfarelei a outra grosseiramente com as mãos. Reservei. A outra metade foi umedecida com a calda, mas não muito. Sobre essa metade coloquei os morangos fatiados e sobre eles o chantilly misturado com o creme de confeiteiro. Atenção! O chantilly foi previamente incorporado ao creme de confeiteiro com delicadeza e em movimentos lentos, para manter a consistência do chantilly e assim conferir leveza ao "recheio".
Cobri o "recheio" com a farinha de amêndoas misturada "delicadamente" (tudo nesse bolo requer "delicadeza", repararam?) ao pão de ló esfarelado. Levei à geladeira até a hora de servir. No momento de servir coloquei umas cerejas frescas para enfeitar (Natal, minha gente!) mas podem ser os morangos merrmoo!
Imagem: http://www.cucinaartusiana.com
A foto que provocou a tentação....


A gostosura não está bem representada...mas tenham fé e acreditem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário