domingo, 2 de setembro de 2012

Sobremesa gelada do Ano Novo...só agora que aparece?

Docinho geladinho perfeito para arrematar uma comilança de respeito!
Imagem: Felipe A.
Mas já estamos quase embicando no próximo ano e só agora posto uma das sobremesas que fiz para a Ceia de Ano Novo, agora já meio velho. Ficou uma gostosura, contrapondo-se à outra sobremesa, mais pesada, uma  torta de frutas secas. Geladinha para combinar com nosso último dia de Dezembro (super quente) mas com cerejas frescas para ficar no clima...
O único problema é que deve ser consumida rapidinho. Fiz as cerejas maceradas e coloquei metades (sem caroço, claro!) dentro do creme. No dia seguinte, a única taça que sobrou, não estava apetitosa. Parece que as cerejas frescas têm pouco tempo de "vida útil" e ficaram com um gosto meio assim...oxidado!
Para comer e acabar tudo de umavezsó  fica deliciosa do jeito que fiz. Se é para sobrar, melhor fazer uma caldinha cozida com as cerejas e não colocá-las "in natura" junto ao creme. 

Ingredientes

1 envelope (12 g) de gelatina incolor
1/2 xícara (chá) de água
1 fava de baunilha ou raspas de limão (a escolha é sua)
1/2 xícara  (chá) de açúcar
2 e 1/2 copo de iogurte natural (consistência firme)
2 claras batidas em neve
200 g de cerejas frescas bem maduras
1/4 xícara (chá) de vinho tinto seco (pode ser o Porto)
1/2 xícara (chá) de açúcar (cristal de preferência)

Com fiz

Primeiro hidratei a gelatina na água e depois levei-a ao banho-maria até que se dissolvesse completamente. Retirei do banho-maria e juntei, bem rapidinho, o iogurte e misturei muito bem com um fouet, para que a gelatina ficasse bem distribuída e agregada ao iogurte. Só então juntei a baunilha (as sementes de uma fava) e o açúcar, sempre incorporando bem com o fouet. Por último acrescentei as claras em neve, incorporando-a delicadamente com uma espátula, para garantir que o resultado ficasse aerado. E ficou!!
Coloquei em taças, para que fossem servidas porções individuais e só então acrescentei as metades das cerejas (sem os caroços), não muitas, apenas o suficiente para dar uma "crocância". Levei à geladeira por algumas horas...no caso fiz pela manhã para ser servida na ceia.

A caldinha eu fiz apenas um pouco antes de servir (mais ou menos uma hora ) e fiz assim: retirei os caroços das cerejas e dei uma leve processada nas bichinhas. Juntei o açúcar e o vinho. Deixei essa misturinha descansando na geladeira e só coloquei sobre o creme de iogurte na hora de servir.
Mereço um outro olhar...agora de cima!
Imagem: Felipe A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário