sábado, 20 de abril de 2013

Molho ao sugo



Molho ao sugo "legítimo" cada um tem o seu, né? Esse eu fiz baseado em uma receita que vi em um desses programas de culinária (acho que no Fox Life). Ficou bom, encorpado, aderiu perfeitamente ao gnocchi aí de baixo. Nada ácido devido ao uso de tomates pelados italianos e também à adição de cenoura bem raladinha. Sente-se o tomate, a cebola e os demais temperos...visto que a intenção da receita é essa mesmo.  Vamos lá?

Ingredientes
1 kg de tomates bem maduros sem pele e sem sementes
1 lata de tomatti pelati
1 cenoura média ralada finamente
2 xícaras (chá) de cebola picadinha
1 folha de louro grande
1 ramo de manjericão
sal a gosto
1 xícara (chá) de alho poró picadinho
1/3 xícara (chá) de azeite

Como fiz
Primeiro preparei os tomates (tanto o fresco como o pelati), não passei pelo liquidificador ou processador, usei o aparelho de amassar batatas. Queria que o molho ficasse com o tomate visível e encorpado. 
Depois dourei a cebola no azeite, juntei o alho poró e deixei refogar um pouco. Acrescentei a cenoura (detalhe: ela deve estar ralada muito fininha mesmo, para que se incorpore ao molho perfeitamente), refoguei mais um pouco e só então coloquei os tomates junto com o suco que restou na lata.
Coloquei as ervas e o sal (pouco para corrigir no final), e deixei em fogo muito brando, para que cozinhasse lentamente. O tomate e os vegetais soltam seus próprios líquidos, o cuidado essencial é manter a panela semi-tampada e mexer de vez em quando. Estará pronto quando não houver mais bolhas na superfície. 
Dizem que é sacrilégio colocar água no molhinho, mas eu adicionei um pouquinho cada vez que percebia que o molho estava grudando no fundo da panela sendo que os tomates não estavam devidamente macios. 
Depois dessa etapa retirei o louro e o manjericão e corrigi o sal.
Observação1: costuma-se colocar uma pitada de açúcar para cortar a acidez do tomate. Nesse molho não foi necessário, além de ter a mistura com o tomate italiano (mais adocicado) tem a presença da cenoura que absorve a acidez.
Observação2: Reza a lenda que quando o molho fica muito vermelho é na verdade massa de tomate, que o verdadeiro molho ao sugo fica mais para o alaranjado. Será? ...Olha só a cor desse molhinho..Será?
Pronto para o abraço!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário