domingo, 19 de maio de 2013

Bolo de Maçã e Nozes

A cor é resultado da canela e do açúcar demerara....

Uma visita à uma amiga, um dia frio, maçã e nozes dando sopa...Que tal? Nada melhor do que fazer um bolinho aromático, com cheiro de "casinha da vovó" (vovós Donas Bentas ainda existem?), fazer um agrado para a amiguinha e de quebra tomar um chá com o que ficou na "reserva". Então foi isso que fiz...
Tenho aqui no blog uma deliciosa receita de bolo de maçã, simples, úmida e rápida. Mas desta vez quis colocar as nozes para dar um "up". Pesquisei as receitas e são todas parecidas. Umas com mais ovos, manteiga ou leite, passas ou não (adoro e por mim colocaria...mas as passas parecem andar meio em baixa no gosto desse povo!). Umas com bicarbonato, outras com fermento em pó, outras com os dois...Quer saber? Arrisquei na receita que tirei daqui: http://thecookieshop.wordpress.com/ com alguma modificação, que conto jájá aí embaixo. 

Ficou úmido, com pedaços cozidos da maçã e o crocante das nozes ...
Ingredientes

1 e 1/3 xícara (chá) óleo de milho (usei 1/4)
1/4 xícara (chá) de leite (por minha conta e risco)
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de fermento em pó (por minha conta e mais risco)
1 colher (chá) de sal (usei apenas 1/2)
2 xícaras (chá) de açúcar (usei 1 de açúcar demerara e outra do branco refinado)
3 ovos
4 maçãs sem casca e picadas em cubos (usei Fuji pois prefiro as mais ácidas)
1 xícara (chá) de nozes grosseiramente picadas
1 colher (chá) de baunilha (não usei)

Como fiz

Primeiro peneirei a farinha de trigo, a canela, o bicarbonato, o sal e o fermento, misturei bem e reservei. Depois bati os ovos inteiros com o leite, o óleo e o açúcar até ficar um creme fofo (não vai ficar claro devido ao açúcar demerara, mas garanto a mistura foi beeemmm batida). Com a batedeira em velocidade média fui adicionando, aos poucos, a mistura seca reservada. Fica uma massa bem pesada, não se assuste, o resultado será leve.
Desliguei a bateira e juntei, manualmente, as maçãs e as nozes... essa operação deve ser bem feita de forma que a mistura fique homogênea (maçã e nozes bem distribuídas na massa). Coloquei em formas descartáveis (alumínio) para bolo inglês (queria fazer um pacotinho de presente para a amiga...fiz...mas não tirei fotinha) untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo (fica melhor com farinha de rosca, mas não tinha em quantidade suficiente para as formas - foram três).
Observação: use uma forma de buraco (25 cm de diâmetro) se for fazer um bolo só.
O forno estava pré-aquecido (180ºC) e recebeu as formas já no jeito (coloquei as formas descartáveis  dentro de uma outra -tradicional e retangular - para que não queimasse os fundos). Levou uns 40 minutos para ficar pronto (enfiar o palito no centro do bolo e se sair seco, tá bom!!).
Ficou uma belezura de gostoso e cheiroso!!

2 comentários:

  1. Hummmmmmmm, ficou uma delícia!!!! Tive o prazer de degustar, já que fui presenteada com um deles!!!! Obrigada amiguinha Regina!!!! Muito bom mesmo. Quando quiser, pode fazer mais!!! Beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Também degustamos essa delícia de receita. E vamos tentar fazer!!!! Américo e Érica.

    ResponderExcluir