sábado, 7 de setembro de 2013

Flan de iogurte com calda de morango e framboesa


Combinação que dá certo: iogurte e frutas!!!



Essa receitinha corre solta na internet...não é por ser tão comum e simples de executar que deve ser desprezada. A combinação da leveza do flan de iogurte com o sabor sempre delicioso do morango e a acidez da framboesa provoca um contraste delicado.Nos dias de calor o frescor e sabor dessa delícia são sempre bem vindos!

Ingredientes

Para o flan

01 envelope de gelatina em pó incolor/sem sabor
01 lata de leite condensado (usei um pouco menos)
01 lata (medida do leite condensado) de leite integral
02 potes (170 g cada) de iogurte natural consistência firme

Para a calda
01 xícara (chá) de morangos cortados ao meio
01 xícara (chá) framboesas inteiras (usei congeladas)
1/2 xícara (chá) de açúcar
01 xícara (chá) de água
1/2 colher (sopa) de suco de limão (usei siciliano)

Como fiz

Flan

Primeiro hidratei a gelatina em 06 colheres de água fria. Mexi até que dissolvesse um pouco e terminei o resto do processo em banho maria até que a gelatina estivesse completamente dissolvida. É importante que a gelatina dissolva mas não ferva, pois a fervura afeta a qualidade da gelatina. 
Bati no liquidificador o leite integral, o condensado (usei o Moça, tá bom?) e os dois potes de iogurte. Dei uma boa batida e só então juntei a gelatina dissolvida (utilizei uma peneirinha nessa etapa...para ter a certeza que não ficaria nenhuma "bolinha" mal dissolvida e indesejável).
Coloquei em taças grandes para sobremesa. Levei à geladeira de um dia para o outro,passei filme plástico nas taças para garantir que nenhum sabor "non grato" tivesse passagem. Mas essa guloseima pode ser feita com apenas algumas horas de antecedência antes de servir. 

Calda

Levei os ingredientes ao fogo baixo, exceto o suco do limão. Cozinhei mexendo sempre, até que ficasse uma quase geleia. As framboesas quase que desapareceram...apenas da visão, pois seu sabor marcante ficou bem perceptível. Desliguei e esperei amornar, só então juntei o suco de limão.

 Finalização

Isso lá é finalização? Esperei a calda/geleia esfriar bem e coloquei sobre o flan. Retornei o doce à geladeira, até que o conjunto - calda e flan - se uniformizassem na frescura (ou seja: geladinhos por igual).

E foi assim!
Vista área: pedaços deliciosos de morango e framboesa quase visível!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário