segunda-feira, 3 de março de 2014

Bacalhau dourado ou "mãe você se superou"

Vocês querem bacalhau? (by Chacrinha)
Minha filha teve que fazer uns exames médicos que exigiram uma alimentação especial. Deveria comer apenas carne branca uns dias antes e depois apenas líquidos e caldos claros. Enquanto ainda podia comer algo com alguma cor (legumes e ervas) preparei um de seus alimentos prediletos: o bacalhau. Fiz sem tomate e apenas admiti na preparação pimentão vermelho e cheiro verde. 
É muito bom cozinhar com tempo e carinho para quem a gente gosta. Cada vez mais cozinho apenas para quem me é caro. Cozinhar é um ato de demonstração de carinho. Na correria do dia a dia a gente, às vezes, se esquece de dizer o quanto amamos este ou aquele. Quando preparamos algo para alguém querido estamos dizendo: gosto muito de você!

Ingredientes
4 postas de lombo de bacalhau dessalgado (usei o Gadus morhua)
2 cebolas médias fatiadas
6 dentes de alho laminados
6 batatas médias
1/2 pimentão vermelho 
1/2 pimentão verde
1/2 pimentão amarelo
farinha de trigo para empanar
500 ml de azeite extravirgem
pimenta do reino branca (opcional) 
azeitonas pretas (usei Azapa)
sal a gosto
2 folhas de louro
ovos cozidos (quantos queira)
salsinha e cebolinha picadinhos (a gosto)

Como fiz

Comecei os trabalhos aferventado (rapidamente) o bacalhau com pele em água fervente junto com as folhas de louro. Importante lembrar que é apenas uma escaldada no bacalhau. O bacalhau - principalmente o Gadus morhua - se desfaz facilmente e também perde a textura macia ao ser fervido. Retirei as postas e deixei-as em uma peneira para a retirada de toda a água do cozimento.
Na mesma água cozinhei as batatas até ficarem cozidas mas firmes. Depois disso deixei-as em uma peneira como fiz com o bacalhau. Cozinhei os ovos e reservei.
Cortei os pimentões em tiras não muito finas e fatiei as cebolas. O alho eu passei por um fatiador manual para que ficassem em lâminas bem finas. 
Polvilhei a pimenta do reino branca (moída na hora) sobre as postas do bacalhau e depois passei-as pela farinha de trigo, com cuidado pois o bacalhau pode se "arrebentar" nesse momento. É uma operação delicada e não deve haver excesso de trigo. Dar uma batidinha "levinha" no bacalhau empanado para que esse problema não ocorra.
Coloquei 400 ml de azeite extra virgem em uma panela larga e de fundo grosso e deixei aquecer. Tá bom a gente sabe que não é legal aquecer o azeite, mas já pensou em fritar um bom bacalhau em óleo vegetal? Combina? E também é lá uma vez ou outra. O que seria da vida sem os riscos?
Dourei o bacalhau e as batatas (juntos, numa tacada só) no azeite. Todos os lados devem adquirir uma linda cor tostada. Cuidado ao virar o bacalhau durante esse processo...o bichinho exige carinho no trato. Ou se desmancha todo. 
Retirei o bacalhau e as batatas da fritura (já dourados) e reservei-os no recipiente onde seriam servidos.
Salpiquei o alho, a cebola e os pimentões com sal. Todos separadamente, exceto os pimentões que ficaram juntos e misturados. Aqueci 50 ml de azeite em um frigideira e nela dourei as lâminas de alho, retirei-as e reservei. Fiz o mesmo com as cebolas e com os pimentões. 
Montagem do prato: sobre as postas do bacalhau depositei as cebolas douradas no azeite e finalizei com as lâminas de alho. Ao redor do bacalhau e das batatas coloquei os pimentões salteados, os ovos cozidos e cortados ao meio e as azeitonas. Finalizei a gostosura polvilhando o cheiro verde sobre ela e regando o restante do azeite (Bacalhau "pede" muito azeite, tá bom?) sobre todo os ingredientes.
Deixei em forno pré-aquecido - desligado - até o momento de servir. 
Importante lembrar que esse tipo de preparação só fica boa com um bacalhau de excelente qualidade. Deve ser um lombo claro, alto, macio e que se desfaça em lascas. Por isso usei o Gadus morhua.
Que bom foi ouvir da filha: "Mãe, dessa vez, você se superou"
Modéstia, bem à parte, ficou maravilhoso!

A crocância do alho e a doçura da cebola quase caramelizada....
Esse deve ser o bacalhau do Natal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário